skip to main | skip to sidebar

terça-feira, 1 de junho de 2010

Mais extrapolações sobre a física quântica. Ocupando dois lugares no espaço

átomos
A física quântica é a teoria mais discutida desde seu advento. No início de seu desenvolvimento grandes nomes da ciência amaram ou odiaram a mesma, em grande parte, pela sua característica probabilística.
Albert Einstein por exemplo, sempre acreditou no determinismo da ciência e tentou com experiências imaginárias refutar ao máximo a teoria quântica, suas cartas com Bohr marcam um período conhecido na ciência como as “correspondências Einstein-Bohr” onde estes dois grandes nomes da física discutiam a mecânica quântica. Albert chegou a dizer:
“Deus não joga dados com o universo”; Einstein, A.
O certo é que Einstein nunca conseguiu encontrar erros na teoria quântica e hoje acredita-se ser a melhor teoria para a natureza corpuscular.
Se extrapolarmos para dimensões clássicas a teoria passa a ser absurda como no exemplo dos gêmeos.
Como se não bastasse imagine você poder estar em dois lugares ao mesmo tempo, segundo a quântica é possível…
Dois físicos, David Wineland e Chris Monroe, fizeram em 1996 um experimento ao qual a probabilidade de se encontrar um átomo em dois pontos diferentes num mesmo instante era a mesma, ou seja, um único átomo ocupava duas posições no espaço num dado momento. Usaram um laser e checaram a teoria.
Imagine agora que isso seja possível na vida real, então provavelmente existe um outro “eu” num outro lugar de um outro planeta, então existe um universo paralelo à este?
Se existe e se é um anti-universo eu não sei, mas pode ser que com o desenvolvimento da ciência um dia saibamos...

0 comentários:

Postar um comentário

 

Quanticalizando Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger