skip to main | skip to sidebar

terça-feira, 1 de junho de 2010

Gêmeos, agradeçam não viver num mundo quântico.

gêmeos
Provavelmente você já deve ter ouvido falar no princípio da incerteza de Heisenberg, se não, enuncio-o agora de uma maneira simples:
“Não se pode saber exatamente a posição e o estado de uma partícula num mesmo instante, se é conhecida sua posição nada se sabe sobre seu estado e vice-versa.”
Essa teoria só é válida na mecânica quântica, se extrapolarmos para o mundo real teríamos problemas interessantíssimos, como por exemplo a identificação de gêmeos…
Vamos hipoteticamente considerar o princípio da incerteza nas nossas vidas, isso é um perigo mas vamos, considere que numa tarde de domingo você encontre um gêmeo. Se o princípio da incerteza fosse válido na física clássica você não saberia qual dos gêmeos seria, daí você pergunta:
Quem é você?
Imediatamente quando o gêmeo começar a responder ele vai se desaparecendo até que ao terminar de dar suas informações tenha sumido. Seu anonimato passa a ser questão de sobrevivência!
Como se não bastasse imagina os pais dos gêmeos, se soubessem distinguí-los jamais saberiam seus paradeiros e sua localização, e quando vissem-nos aparentariam indigentes.
Felizmente podemos dizer que na física clássica cada partícula é distinguível sem que seu comportamento seja alterado, e dessa forma nós e os gêmeos vivemos felizes. 
[Fonte:FisicoMaluco]

0 comentários:

Postar um comentário

 

Quanticalizando Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger