skip to main | skip to sidebar

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Astrônomos podem ter encontrado a maior estrela do universo


Astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a maior estrela do universo, cuja massa atual é 265 vezes maior do que o sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.

No site da BBC Brasil foi divulgada a notícia de que através de um imenso telescópio localizado no Chile e das informações vindas do telescópio Hubble, a equipe da Universidade de Sheffield calculou a massa as dimensões da estrela.

A estrela, batizada de RMC 136a1 tem a massa 320 vezes maior que a do sol no momento de sua formação, o que significa que seria pelo menos o dobro da massa da maior estrela já encontrada. Ela faz parte do agrupamento de estrelas jovens RMC 136a. Os astrônomos também encontraram outras estrelas imensas no agrupamento NGC 3603.

O NGC 3603 fica a 22 mil anos-luz do sol, na Nebulosa da Tarântula, e o RMC 136a fica em uma galáxia vizinha à nossa, a 165 mil anos-luz de distância, a Grande Nuvem de Magalhães.

Segundo o artigo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a expectativa é de que estrelas colossais como as encontradas existam apenas durante alguns milhões anos, antes de explodirem.

A existência de estrelas como essas, afirmam astrônomos, era mais comum no início do universo.




 Para ver a reportagem completa no site da BBC Brasil, clique aqui!

0 comentários:

Postar um comentário

 

Quanticalizando Copyright © 2011 | Template created by O Pregador | Powered by Blogger